sexta-feira, 18 de março de 2016

SEMANA #5 - Apresentação e avaliação inicial dos projetos

Na aula do dia 18/03/2016, quinta aula, foram feitas as apresentações das ideias dos seis grupos. As apresentações seriam analisadas pelos professores orientadores e pelo convidado do dia, que foi o professor Ivan. Após alguns problemas técnicos e sorteio de qual seria a ordem de apresentação, a primeira apresentação se iniciou.
O primeiro grupo que apresentou, Morpheus, além de ter um escopo indefinido para seu projeto, não tinha uma parte escrita, e como os professores disseram, a parte escrita é necessária para se discutir com o que for apresentado. Nosso grupo tinha feito uma parte escrita da ideia, mas ainda não havia nenhuma cópia impressa, e já que nosso grupo seria o último a apresentar, um integrante se retirou da sala para imprimir os documentos.
O segundo projeto, do grupo Operation Void, tinha um escopo muito grande, o terceiro, dos The Vegans, teria um modelo de dados muito complexo, seu uso ideal seria para web ao invés de android, como foi apresentado e no repositório já havia um projeto recente com ideias parecidas.
O quarto grupo, Project V, tinha pensado em novas ideias para seu projeto, mas continuava com uma ideia que o professor orientador já tinha dito que era impossível de fazer com as condições atuais, e isso causou uma certa comoção entre o professor e o gerente do grupo. Como o professor disse, eles estavam tentando fazer um “barco com asa”.
PiL2, o penúltimo grupo a apresentar, estava bem preparado, contando com uma documentação e consulta persistente com os professores fora dos horários de aula. Seu projeto, ClickSP, até então era o único que fora assinado e aprovado pelos orientadores.
Nós do grupo Yuuki éramos os últimos a apresentar, estávamos relativamente prontos, e um pouco de nervosismos pairava o ar. Após nossa apresentação, o professor disse que nosso projeto era como uma mistura de dois aplicativos do Google, um de mapas e outro que mantinha registro de nossos pertences, mas mesmo esses aplicativos funcionam de forma falha. Se nem o Google, que conta com enormes equipes, consegue fazer um aplicativo desse calibre funcionar direito, como nosso aplicativo iria fazer tais coisas? Além disso, a nossa documentação possuía certas inconsistências, e nosso projeto não precisava partir do zero, pois existem projetos recentes no repositório com ideias similares as nossas, como o IFAjuda.
No final, só um projeto foi assinado, algo que não acontecia a muito tempo, mas ainda há tempo de consertar isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário